O nosso objetivo: um futuro melhor tanto para os migrantes climáticos, como para os jovens que vão enfrentar os piores efeitos da crise climática.
A voz da juventude em todo o mundo é central na nossa campanha!
Vamos sensibilizar, lutar por políticas eficazes que sirvam as pessoas e atuar como protagonistas do nosso futuro.
Mais de 100.000 pessoas estão a participar no movimento #ClimateOfChange para exigir justiça climática.
Somos um consórcio de 16 parceiros
de 13 países europeus liderado pela WeWorld-GVC
Alemanha
O fórum para o desenvolvimento internacional + planeamento (finep) é um projeto alemão sem fins lucrativos e organização de consultoria, que trabalha no desenvolvimento sustentável com foco na educação para o desenvolvimento, política ambiental e promoção da democracia local. Além de implementar os seus próprios projetos, a finep presta assistência e aconselhamento a outras organizações sem fins lucrativos sobre financiamento , oferece consultoria e facilitação de processos, apoio ao desenvolvimento organizacional, gere programas de formação e elabora estudos e conceitos educativos.
Itália
WeWorld é uma organização italiana independente que opera em 29 países, incluindo Itália, para promover e garantir os direitos das mulheres, crianças e comunidades locais através da cooperação para o desenvolvimento e programas de ajuda humanitária.
As nossas atividades educativas e de sensibilização sobre questões globais, especialmente dirigidas às escolas e aos jovens, são inspiradas pelos princípios promovidos na Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030.
Esforçamo-nos por um mundo melhor onde todos devem ter oportunidades e direitos iguais, acesso aos recursos, à saúde, à educação e ao trabalho digno. Um mundo em que o ambiente seja um bem comum a ser respeitado e preservado; em que a guerra, a violência e a exploração sejam proibidas. Um mundo em que ninguém é deixado para trás.
Chipre
A missão da Fundação de Investigação da Universidade de Nicósia (UNRF) é inspirar e promover o conhecimento, a inovação e o desenvolvimento através da investigação de vanguarda. A UNRF reúne a experiência de Chipre, da região e da União Europeia numa vasta gama de campos. A investigação na UNRF concentra-se em questões globais e locais incluindo saúde, redes , ciências sociais, educação, TIC e sustentabilidade ambiental. Os investigadores da UNRF estão interessados em examinar os desafios da vida moderna a partir de uma vasta gama de perspetivas, incluindo avanços tecnológicos e científicos, cultura moderna e pensamento, e aplicar as suas competências derivadas da abordagem de questões locais, regionais e nacionais aos desafios globais para desenvolver equipas e reunir forças disciplinares para abordar questões-chave com impacto europeu e global.
Os investigadores da UNRF têm uma experiência substancial na gestão e implementação de projectos financiados a nível nacional e europeu. Atualmente, no âmbito do UNRF, foram criados os seguintes centros especializados:
A UNRF realizou e concluiu com sucesso várias atividades de investigação social com diferentes grupos sociais . Além disso, tem gerido várias propostas em que parceiros de diferentes países participantes têm como objetivos a atualização de competências profissionais através da utilização de ferramentas online. Tem também experiência na Abordagem de Resultados de Aprendizagem do QEQ, abordagem de proximidade com grupos sociais excluídos e capacidade de conhecimento que deriva da ligação direta do centro com a Universidade de Nicósia.
Itália
A Universidade de Bolonha (Unibo), fundada em 1088, é a universidade mais antiga da Europa Ocidental. Hoje em dia, continua a ser uma das mais importantes instituições de ensino superior em toda a Europa. A Universidade de Bolonha apoia fortemente as atividades de investigação e educação de grupos interdisciplinares de investigação que trabalham sobre o património cultural (tangível e intangível) e desenvolvimento integrado e migração.
Áustria
A Sudwind defende o desenvolvimento global sustentável, os direitos humanos e condições de trabalho digno em todo o mundo. Através de campanhas, trabalho educativo dentro e fora das escolas e da publicação da revista Südwind, a ONGD sensibiliza para as interdependências globais e os seus efeitos. A organização realiza projetos a nível local, regional, nacional, e internacional. A Südwind tem vindo a trabalhar para um mundo mais justo e pacífico desde 1979. www.suedwind.at
Eslovénia
SLOGA é uma plataforma de organizações não governamentais (ONG), que trabalham no campo da cooperação internacional para o desenvolvimento, educação global e ajuda humanitária. O objetivo da plataforma é ligar e reforçar as parcerias entre as ONG eslovenas, que são ativas e/ou estão a sensibilizar o público esloveno e europeu para a distribuição desigual da riqueza global e subsequente significado da solidariedade e interdependência global.
A principal tarefa da SLOGA é monitorizar e cooperar ativamente na conceção, implementação e avaliação das políticas eslovenas e europeias de cooperação internacional para o desenvolvimento, com o objetivo de defender o interesse público no campo do equilíbrio e responsabilidade social, respeito pelos direitos humanos, igualdade de oportunidades, educação, solidariedade, desenvolvimento sustentável e maior integração de grupos sociais vulneráveis nos processos de tomada de decisão no contexto da cooperação para o desenvolvimento. Assim, a SLOGA coopera ativamente com decisores políticos e representantes dos meios de comunicação social eslovenos.
A SLOGA está a organizar atividades de educação e formação para ONGD ; está a informar semanalmente os diferentes atores de desenvolvimento sobre questões contemporâneas a nível nacional, europeu e global; está a ligar ONG e ONGD em parcerias de consórcio para candidaturas conjuntas ; e está a encorajar todos os seus membros e outros atores do desenvolvimento, a cooperar nos grupos de trabalho da SLOGA.
Alemanha
A Oxfam Germany é uma organização independente de desenvolvimento e ajuda que trabalha para alcançar um mundo justo sem pobreza. A Oxfam presta ajuda humanitária em crises, fortalece grupos locais empenhados na justiça social, expõe as estruturas subjacentes à pobreza, e faz campanhas para que os decisores políticos e empresariais actuem de forma responsável. A Oxfam é uma confederação internacional de 19 organizações ligadas em rede em mais de 90 países, como parte de um movimento global de mudança, para construir um futuro livre da injustiça da pobreza. Juntos, podemos tirar partido de 70 anos de experiência no trabalho humanitário e de desenvolvimento.
O trabalho da Oxfam Germany no domínio do desenvolvimento baseia-se em três pilares: Projetos, Advocacia e Campanhas, assim como Marketing e Comunicação. Você pode encontrar mais informações sobre nós e nosso trabalho aqui: www.oxfam.de
Itália
A cidade de Bolonha é a sétima maior cidade da Itália, com cerca de 400 mil cidadãos, e ocupa o sexto lugar em importância económica, destacando-se pelos seus clusters industriais especiais, como maquinaria automática, indústria automóvel, eletrónica, moda, setores agroalimentar. Bolonha transformou-se formalmente numa Cidade Metropolitana, reconhecida oficialmente pelo governo italiano a 1 de janeiro de 2015, e dirige agora a autoridade metropolitana, incluindo 55 municípios e totalizando uma população de cerca de um milhão de habitantes. É a capital da região Emilia Romagna.
Bolonha é uma das cidades mais vibrantes culturalmente em Itália. Com mais de 40 museus, é uma cidade de arte com uma taxa muito elevada de participação em atividades culturais e de lazer. O Município é membro de várias redes de cidades da UE, entre as quais Eurocities, European Coalition of Cities against Racism (ECCAR), Unesco Network of Creative Cities, e tem uma longa experiência na participação em projectos internacionais, também no campo do desenvolvimento, migrações e direitos humanos.
Site oficial da cidade de Bolonha: www.comune.bologna.it
Portugal
O IMVF é uma fundação portuguesa para o desenvolvimento e cooperação que iniciou a sua actividade como ONGD há mais de 30 anos. Promovemos a dignidade humana, incluindo a igualdade de direitos, oportunidades e justiça para todos. Melhoramos o bem-estar das populações mais vulneráveis através da luta contra a exclusão social. Contribuímos para um planeta mais sustentável, tendo em mente as condições de vida das gerações futuras. Trabalhamos em parceria para assegurar as melhores práticas e para capacitar as comunidades, entidades públicas e a sociedade civil. Respeitamos os valores e princípios de solidariedade, igualdade de género, sustentabilidade, justiça social, rigor e transparência.
Hungria
A Hungarian Baptist Aid é uma organização humanitária que presta ajuda, desenvolvimento e assistência espiritual aos mais vulneráveis , esforçando-se por criar uma oportunidade para uma vida mais humana, independentemente da nacionalidade, etnia, religião, filiação política ou social dos beneficiários. A HBAid é especializada na assistência a pessoas com deficiência, refugiados, sem abrigo, toxicodependentes, vítimas de tráfico de seres humanos e de catástrofes naturais.
Desde a sua fundação em 1996, HBAid trabalhou em mais de 60 países e cresceu até se tornar a maior agência profissional de ajuda e desenvolvimento da Hungria com 200 funcionários da sede a tempo inteiro, e mais 3000 funcionários em diferentes instituições sociais e educacionais. Conta ainda com o apoio de milhares de voluntários. Mais em: www.hbaid.org.
Bélgica
A EEB é a maior rede de organizações de cidadãos ambientais da Europa. Reunimos mais de 160 organizações da sociedade civil , em mais de 35 países europeus. Defendemos o desenvolvimento sustentável, a justiça ambiental e a democracia participativa.
Polónia
A Buy Responsibly Foundation é uma organização de âmbito nacional centrada no desenvolvimento sustentável e na proteção ambiental, consumo e produção responsáveis, bem como no respeito pelos direitos humanos e princípios ambientais nas empresas. A BRF tenta mostrar quem e em que condições produz os bens que compramos todos os dias, e investigar se a sua produção não teve um impacto negativo nas pessoas, nos animais e no ambiente e procura de alternativas éticas e ecológicas. A BRF implementa projetos informativos e educativos, trabalha com professores e outras ONG, interage com as estruturas empresariais e governamentais e administrativas.
o site: https://www.ekonsument.pl
Bulgária
A BEPF foi criada em 2003 como membro búlgaro da Associação de Parceria Ambiental, que reúne 6 ONG da UE.
Trabalha na sensibilização do público para as questões ambientais e na promoção da participação ativa dos cidadãos para o desenvolvimento sustentável. Os seus objetivos são práticas transparentes e de boa governação, comunidades ativas, e estilos de vida sustentáveis.
As principais áreas de enfoque da BEPF são:
A BEPF é membro da For the Nature Coalition das ONG e grupos cívicos de conservação da natureza, e da Climate Coalition.Coalition.
Espanha
Somos uma organização não governamental nascida em Espanha. Desde há mais de 30 anos que lutamos pelos direitos das mulheres, dos migrantes e do ambiente, contribuindo para a melhoria da situação de milhares de pessoas nos cinco continentes. Para alcançar um mundo que tem como pilares as pessoas e os direitos humanos , sabemos que precisamos de garantir a informação, a reflexão critica e o desejo de atuar para as mudanças sociais necessária . E sabemos que a defesa dos direitos humanos é a chave para alcançar este objectivo. Desde setembro de 2018, somos membros da Federação Internacional Action Aid, estendendo a nossa influência a mais de 50 países. Estamos em pleno processo de transformação e com um desejo de mudar o mundo.
França
A ALDA foi criada em 1999 por iniciativa do Conselho da Europa para coordenar e apoiar a rede de Agências de Democracia Local, que são ONG auto-sustentáveis e registadas localmente, atuando como promotores da boa governação e da auto-governação local.
ALDA é uma organização baseada em membros que reúne mais de 300 membros vindos de mais de 40 países da Europa e da sua vizinhança. A ALDA promove a cidadania europeia ativa, em estreita cooperação com as autoridades locais, redes da sociedade civil e instituições europeias.
As atividades da ALDA ajudam a aumentar a compreensão e o sentido de pertença dos cidadãos à União Europeia e estimulam o diálogo intercultural e a participação cívica. Ao conduzir os seus próprios projetos e os dos seus membros, bem como através de actividades de advocacia, a ALDA promove a participação dos cidadãos e a democracia local em quatro pilares principais:
Grécia
A ActionAid é uma organização internacional independente que trabalha desde 1972, para um mundo livre da pobreza e da injustiça, com mais de 15 milhões de pessoas em 45 países. Através da educação, da ação colectiva e da solidariedade, a ActionAid traz uma mudança real à vida das pessoas mais vulneráveis. Apoia as pessoas a confiarem no seu potencial para reivindicar uma vida digna. Ajuda as comunidades locais a adotar medidas para responsabilizar os seus governos, e unse-se a organizações locais para defender políticas e práticas que ponham fim à pobreza e à injustiça social.