Guia de ativismo “Time to Act” – o tempo de agir é agora!

Share

Guia de ativismo: O tempo de agir é agora!

As alterações climáticas são uma das questões mais importantes do mundo e o maior desafio da humanidade. A emergência climática evidenciada pelas instituições internacionais e nacionais e validada pelos demais relatórios científicos, mostra-nos que o tempo de agir é hoje. Só a mobilização ativa irá permitir uma resposta assertiva a este desafio. É neste contexto que lançamos hoje, no Dia Mundial da Terra, o guia de ativismo Time to Act: Guia para a Campanha #ClimateofChange.

 

O GUIA

O Guia Time To Act apresenta-se como uma fonte de inspiração e informação sobre como criar uma campanha forte pela justiça social e climática. É uma ferramenta flexível, e de forma alguma exaustiva, que irá reforçar o trabalho dos ativistas na luta por um mundo melhor.

Dica: lê o guia recorrendo ao modo de visualização em duas páginas 😉

 

Para as coordenadoras do projeto em Portugal, Ana Isabel Castanheira e Mónica Santos Silva:

“O Guia Time To Act apresenta-se como uma fonte de inspiração e informação sobre como criar uma campanha forte pela justiça social e climática. É uma ferramenta flexível, e de forma alguma exaustiva, que irá reforçar o trabalho dos ativistas na luta por um mundo melhor.”

Conhecimento

Partindo do conhecimento enraizado em modelos participativos e consultivos, como o inquérito CoC ; o relatório sobre Economia do Bem -estar e os estudos de caso sobre o impato das alterações climáticas em 4 países do Sul Global o guia apresenta algumas dicas sobre a construção de narrativas e campanhas de comunicação. Com foco na linguagem, relembra que as palavras transmitem mensagens e criam perceções e que os conceitos não são neutros.

Storytelling

Sublinha a importância das histórias. Da Bíblia ao Facebook as histórias movem os seres humanos. As histórias não são apenas uma maneira fantástica de comunicar informações, mas, ainda mais importante, elas partilham valores. Como ativistas temos que conseguir ampliar as vozes dos mais expostos a situações de vulnerabilidade e não substituir as suas vozes

Digitalização

As comunicações online e estratégias digitais já eram fundamentais para o sucesso de uma campanha.  Das mensagens à plataforma, da promoção de conteúdos ao feedback do público-alvo, dos hashtags às imagens certas existem uma sem número de bons exemplos em que nos podemos inspirar e inovar

Expressão

Existem tantas formas de fazer campanha como estrelas no céu. Talvez não tanto, mas existem bastantes. Projeções, cartazes, autocolantes, música, jogos, performance …

O TEMA

A emergência climática impacta diretamente no nosso bem-estar e condena a nossa casa comum. A mudança climática é uma ameaça grave e crescente ao nosso bem-estar e a um planeta saudável. O calor extremo, incêndios, inundações afetam milhões de pessoas, destroem a biodiversidade, acentuam a desflorestação, a destruição de solos e aumentam de forma exponencial a poluição. A esta tragédia ambiental temos que juntar a tragédia humana, em que milhares de pessoas são afetadas diretamente pelos efeitos das alterações climáticas. Desde 2008, que inundações e tempestades devastadoras forçam mais de 20 milhões de pessoas a deixar as suas casas a cada ano, sendo que hoje, mais de 3 mil milhões de pessoas vivem em países altamente vulneráveis ​​aos impactos climáticos. Se queremos justiça social e climática, o tempo de agir é agora!

O novo relatório publicado pelo IPCC aponta que, até 2050, mil milhões de pessoas enfrentarão o risco de inundações costeiras devido à elevação do nível do mar. E que mais pessoas serão forçadas a deixar suas casas devido a desastres climáticos, especialmente inundações, aumento do nível do mar e ciclones tropicais.

 

MOBILIZAÇÃO

Mobilizar os cidadãos para as ameaças reais que enfrentamos, em tempos de incerteza e de desafios múltiplos que se interligam com o tema das emergências climáticas, é assim uma prioridade da sociedade civil.

Faz download do Guia aqui

 


Sabias que a campanha #ClimateOfChange tem a circular uma petição para exigir justiça climática para todos, que será entregue à Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante a COP27, prevista para novembro de 2022, em África?

Nesta petição pedimos para:

  1. manter o aquecimento global abaixo de 1,5°C para que possamos alcançar a neutralidade climática na UE até 2040.
  2. uma economia do bem-estar, que se preocupa com a sociedade e natureza/ em vez das grandes empresas.
  3. políticas migratórias e proteção jurídica que permitam uma migração segura em qualquer parte do mundo.
  4. a participação dos jovens na tomada de decisão política!

Com a tua assinatura, esperamos desencadear o debate e integrar estas exigências nas agendas políticas europeias.

Assina a petição aqui!

Mais notícias