Estás preparado/a para o
#ClimateOfChange?

O projeto #ClimateOfChange é cofinanciado pela Comissão Europeia no âmbito do programa DEAR (Development Education and Awareness Raising) e procura consolidar a perceção e conhecimento dos jovens cidadãos da UE quanto às migrações induzidas pelas alterações climáticas, como um dos maiores desafios do mundo globalizado.

O nosso principal objetivo é construir um futuro melhor tanto para os migrantes climáticos, a face humana das alterações climáticas, como para os jovens que irão enfrentar os piores efeitos da crise climática. Através da participação dos jovens na Europa, iremos destacar as interdependências da desigualdade local e global e envolvê-los na adoção de estilos de vida sustentáveis, incentivando-os a se tornarem defensores das questões de justiça global.

Conscientização
dos jovens

A mudança

Iremos destacar as interligações das alterações climáticas, migrações e o atual modelo de desenvolvimento, o nosso sistema económico e o nosso próprio estilo de vida, através de narrativas baseadas em factos e números. 

Iremos consolidar a perceção dos jovens quanto ao seu papel e responsabilidade sobre as causas profundas das alterações climáticas induzidas pela ação humana e as suas consequências em termos de deslocação forçada e migração.

Iremos promover uma campanha por um movimento pan-europeu de pessoas informadas e conscientes, em prol de um estilo de vida mais responsável, defendendo ao mesmo tempo um modelo mais sustentável, incluindo medidas de mitigação das alterações climáticas e sistemas de proteção específicos para migrantes climáticos.

estudos
de caso

4

estudos
de caso
jovens
entrevistados

22.000

jovens
entrevistados
participantes
em formações

1.500

participantes
em formações

Informação baseada em factos e números:

Um primeiro momento do projeto é dedicado à investigação, a fim de consolidar uma narrativa baseada em evidências que ilustrem o nexo migração e alterações climáticas. 4 estudos de caso no Camboja, Guatemala, Senegal e Etiópia serão realizados para dar voz às comunidades locais mais afetadas pelas alterações climáticas. Iremos disseminar um inquérito comparativo em 23 países da UE sobre as opiniões e conhecimentos sobre o nexo migração, alterações climáticas e o atual modelo económico, orientado para cidadãos da UE com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos. Iremos publicar um relatório de economia humana que analisará como o nosso atual sistema económico é uma causa determinante da emergência climática e migração induzida pelo clima, apresentando propostas para uma mudança sistémica orientada para economias justas e sustentáveis.

educadores

600

educadores
estudantes

14.000

estudantes
jovens mobilizados
por 60 OSC locais

20.000

jovens mobilizados
por 60 OSC locais

Informação
e Sensibilização

Iremos organizar torneios de debate a nível local, nacional e europeu envolvendo jovens de Escolas Secundárias, Universidades e Centros de Juventude. O torneio de debates não será uma competição, mas uma atividade pedagógica, que irá familiarizar os estudantes com as alterações climáticas e questões relacionadas com a migração. Em 2021, as equipas vencedoras resultantes de cada torneio nacional participarão nas finais pan-europeias em Bruxelas, agendadas para novembro de 2021. Os 26 “jovens campeões por uma economia humana” de 13 países da UE terão a oportunidade de visitar um dos países do Sul Global dos estudos de caso e testemunhar o impacto das alterações climáticas

milhões de pessoas
abrangidas
pela campanha

15

milhões de pessoas
abrangidas
pela campanha
TedX Talks

4

TedX Talks
Tour de circo
contemporâneo
em 10 países europeus

10

Tour de circo
contemporâneo
em 10 países europeus

Uma campanha pan-europeia

Iremos sensibilizar e envolver os jovens através de uma campanha focada na relação entre as alterações climáticas e a migração, e a ligação entre o estilo de vida na Europa e o impacto das alterações climáticas nos mais afetados. Iremos promover testemunhos e histórias de vida do terreno, organizar conferências TedX em 4 cidades da UE, participar em feiras e festivais, organizar uma digressão pan-europeia de artes performativas e mobilizar os jovens para defenderem um modelo mais sustentável, incluindo medidas de mitigação do clima e sistemas de proteção específicos para migrantes climáticos.

Sensibilização e Liderança juvenil

Os jovens e todos os parceiros estarão envolvidos em atividades de sensibilização a nível local, nacional e europeu, a fim de fazer ouvir a sua voz e participar no debate global sobre os efeitos das alterações climáticas. Irão ter, também, a oportunidade de participar em algumas reuniões e cimeiras relevantes. Graças a três viagens pela Europa, os jovens também se irão encontrar com porta-vozes dos quatro países do Sul Global, que darão os seus testemunhos para reforçar e apoiar as ações de sensibilização previstas. 

Parceiros

WeWorld

Itália

WeWorld é uma organização italiana independente que opera em 29 países, incluindo Itália, para promover e garantir os direitos das mulheres, crianças e comunidades locais através da cooperação para o desenvolvimento e programas de ajuda humanitária.
Saber mais
ActionAid Hellas

Grécia

A ActionAid é uma organização internacional independente que trabalha desde 1972, para um mundo livre da pobreza e da injustiça, com mais de 15 milhões de pessoas em 45 países.
Saber mais
European Environmental Bureau

Bélgica

A EEB é a maior rede de organizações de cidadãos ambientais da Europa.
Saber mais
FINEP

Alemanha

O fórum para o desenvolvimento internacional + planeamento (finep) é um projeto alemão sem fins lucrativos e organização de consultoria, que trabalha no desenvolvimento sustentável com foco na educação para o desenvolvimento, política ambiental e promoção da democracia local.
Saber mais
OXFAM

Alemanha

A Oxfam Germany é uma organização independente de desenvolvimento e ajuda que trabalha para alcançar um mundo justo sem pobreza.
Saber mais
European Association for Local Democracy

França

A ALDA foi criada em 1999 por iniciativa do Conselho da Europa para coordenar e apoiar a rede de Agências de Democracia Local, que são ONG auto-sustentáveis e registadas localmente, atuando como promotores da boa governação e da auto-governação local.
Saber mais
Südwind

Áustria

A Sudwind defende o desenvolvimento global sustentável, os direitos humanos e condições de trabalho digno em todo o mundo.
Saber mais
Alianza

Espanha

Somos uma organização não governamental nascida em Espanha.
Saber mais
Instituto Marquês de Valle Flôr

Portugal

O IMVF é uma fundação portuguesa para o desenvolvimento e cooperação que iniciou a sua actividade como ONGD há mais de 30 anos.
Saber mais
Slovenian Global Action

Eslovénia

SLOGA é uma plataforma de organizações não governamentais (ONG), que trabalham no campo da cooperação internacional para o desenvolvimento, educação global e ajuda humanitária.
Saber mais
Hungarian Baptist Aid

Hungria

A Hungarian Baptist Aid é uma organização humanitária que presta ajuda, desenvolvimento e assistência espiritual aos mais vulneráveis , esforçando-se por criar uma oportunidade para uma vida mais humana, independentemente da nacionalidade, etnia, religião, filiação política ou social dos beneficiários.
Saber mais
Buy Responsibly Foundation

Polónia

A Buy Responsibly Foundation é uma organização de âmbito nacional centrada no desenvolvimento sustentável e na proteção ambiental, consumo e produção responsáveis, bem como no respeito pelos direitos humanos e princípios ambientais nas empresas.
Saber mais
BEPF

Bulgária

A BEPF foi criada em 2003 como membro búlgaro da Associação de Parceria Ambiental, que reúne 6 ONG da UE.
Saber mais
University of Nicosia Research Foundation

Chipre

A missão da Fundação de Investigação da Universidade de Nicósia (UNRF) é inspirar e promover o conhecimento, a inovação e o desenvolvimento através da investigação de vanguarda.
Saber mais
University of Bologna

Itália

A Universidade de Bolonha (Unibo), fundada em 1088, é a universidade mais antiga da Europa Ocidental.
Saber mais
City of Bologna

Itália

A cidade de Bolonha é a sétima maior cidade da Itália, com cerca de 400 mil cidadãos, e ocupa o sexto lugar em importância económica, destacando-se pelos seus clusters industriais especiais, como maquinaria automática, indústria automóvel, eletrónica, moda, setores agroalimentar.
Saber mais

Parceiros Associados

The Polish Council of Youth Organizations

Polónia

The Polish Council of Youth Organizations
OJV – Austrian National Youth Council

Áustria

OJV – Austrian National Youth Council
Municipality of Milan

Itália

Municipality of Milan
Mekelle University

Etiópia

Mekelle University
Fairtrade Polska

Polónia

Fairtrade Polska
Cheickh Anta Diop University in Dakar

Senegal

Cheickh Anta Diop University in Dakar
BOJA/National Youth Network

Áustria

BOJA/National Youth Network
ASviS/Alleanza Italiana Per Lo Svillupo Sostenible

Itália

ASviS/Alleanza Italiana Per Lo Svillupo Sostenible
Associazione Noi Del Tosi

Itália

Associazione Noi Del Tosi
ACABAS

Itália

ACABAS