Academia de Ativismo: do conhecimento à ação transformadora

Share

Academia de Ativismo: do conhecimento à ação transformadora

Entre 13 e 17 de outubro de 2022, 11 jovens de várias regiões do país refletiram e desenharam propostas concretas para a resolução dos principais desafios nas áreas da Igualdade, Cidadania, Coesão Social e Combate à Pobreza.

Os trabalhos da Academia de Ativismo, com uma forte componente de aprendizagem, reflexão e consciencialização, permitiram que cada jovem, a nível individual e em coletivo, pudesse apreender princípios teóricos e práticas do trabalho já desenvolvido nestas áreas por especialistas; mas também por outros jovens ativistas. A ideia não é apresentar soluções mágicas para a resolução dos temas, mas mostrar os caminhos que já foram percorridos e os que faltam percorrer, identificando conquistas e obstáculos.

Comum a todos os temas está a ideia de Bem-comum e a promoção da justiça social e climática. E foi neste contexto que trabalhamos o tema das migrações induzidas pelo clima.

Reconhecer que não podemos falar de alterações climáticas, sem falarmos do seu impacto para milhões de pessoas que são obrigadas a deslocar-se em virtude dos fenómenos climatéricos extremos e que afetam de forma desproporcional os mais vulneráveis; reconhecer que este fenómenos agravam as já débeis condições agrícolas que milhares de pessoas enfrentam em todo o mundo e que esse agravamento tem um impacto na pobreza, educação e saúde; reconhecer que necessitamos de adotar um novo modelo económico e reconhecer que todos temos um papel ativo na promoção da justiça social e climática. Seja através da adoção de novos comportamentos, seja através da nossa cidadania, que se expressa em diferentes formas de participação na sociedade.

Em todas as sessões sublinhamos a partilha de conhecimento, mas também de práticas, e o trabalho promovido para a desconstrução de narrativas formais, de forma a potenciar a criação de novas narrativas pelos jovens ativistas.

Esta edição promovida pela Animar, contou com a colaboração de vários associados da rede do IMVF através do projeto #ClimateOfChange, da ACTIVAR, da AJDeão, da ADRITEM e da Barafunda na organização do evento. Além destes parceiros, contámos com o apoio da OIKOS e da Ecogerminar.

Mais notícias