Share

Bruxelas acolhe final do Torneio de Debates Pan-Europeu e espetáculo de circo #ClimateOfChange

O projeto #ClimateOfChange irá tomar conta da cidade de Bruxelas de 10 a 12 de novembro com uma série de eventos emocionantes para sensibilizar sobre as ligações entre migração, alterações climáticas e juventude.

Coincidindo com a semana da COP26, a campanha #ClimateOfChange trará jovens de vários pontos da Europa ao coração das instituições da UE para participar no último Torneio de Debates pan-europeu. Paralelamente, o circo contemporâneo da campanha #ClimateOfChange encerrará a sua digressão europeia em Bruxelas nesses dias com uma atuação noturna.

Finais do Torneio Pan-Europeu de Debates

Durante este frenético evento de 3 dias, Bruxelas acolherá o Torneio final do Debate Pan-Europeu, onde 117 estudantes de 13 países da UE tentarão ganhar usando as suas melhores táticas sobre Alterações Climáticas, Migração, Juventude e Economia.

Cada país enviará duas equipas para o torneio, uma composta por seis adolescentes (dos 16 aos 19 anos) e a outra por três estudantes universitários. Representantes nacionais de professores e educadores acompanharão e apoiarão os estudantes até à final.

Uma vez em Bruxelas, as equipas nacionais serão divididas e 26 novas equipas europeias serão formadas por jovens de diferentes nacionalidades. Durante dois dias de preparação, as novas equipas irão conhecer-se e preparar o torneio de debates que será realizado numa língua comum decidida pela equipa e de preferência em inglês.

A cooperação entre participantes de diferentes partes da UE será um fator chave para alcançar o sucesso neste desafio intelectual. O objetivo é fomentar a cidadania da UE como um valor acrescentado evidente da UE para o torneio de jovens. No dia 11 de novembro, os estudantes terão também a oportunidade de se encontrarem com Membros do Parlamento Europeu (MPEs) e fazer perguntas ou expor preocupações sobre a justa transição para a justiça climática que a campanha #ClimateOfChange exige (ver mais aqui)

Um júri composto por 6 peritos e educadores internacionais nomeará as duas melhores equipas de adolescentes (12 pessoas no total) e quatro equipas universitárias (12 pessoas no total), e decidirá quem serão os 24 “vencedores” finais. As melhores equipas e debatedores, serão nomeados “Campeões para uma economia humana”, receberão um diploma e ganharão uma viagem de campo ao Sul Global para se tornarem jovens embaixadores e defensores de um #ClimateOfChange.

Luzes, tambores e ação (climática)!

Oito artistas e acrobatas, quatro músicos, e uma impressionante cenografia irão explorar as ligações entre migração e alterações climáticas, nos mesmos dias em que os debates dos jovens têm lugar em Bruxelas, e que os líderes globais discutem a questão climática na COP26 em Glasgow.

Após uma digressão por 10 países europeus, a companhia de circo contemporânea MagdaClan irá realizar uma experiência artística cheia de reflexões profundas no local do Tour&Taxis em Bruxelas de 10 a 13 de novembro, às 19h30.

Com o apoio da European Environmental Bureau (EEB) e da Associação de Agências de Democracia Local, os artistas da MagdaClan querem envolver o público na compreensão da complexa relação entre alterações climáticas e migração e criar um movimento de pessoas informadas prontas a mudar o seu estilo de vida e a exigir novas políticas de desenvolvimento.

Eles irão encenar uma representação dramática das crises climáticas que estão a ocorrer em diferentes cantos do planeta, fazendo-se passar por comunidades devastadas pelas cheias, degelo do permafrost ártico, desertificação e incêndios. Os artistas lidam com estas realidades, com apenas poucos objetos, poucas palavras e muito ritmo.

Se estiveres em Bruxelas e quiseres fazer parte da mudança, junta-te a nós! Mais informações aqui.

Mais notícias