O QUE É O PROGRAMA DEAR?

O programa de Educação e Sensibilização para o Desenvolvimento da Comissão Europeia, DEAR, apoia projetos que envolvam o público da União Europeia em questões mundiais de desenvolvimento social, económico e ambiental. 

Ao financiar projetos como o #ClimateOfChange, o programa DEAR promove valores universais de liberdade, democracia e Estado de direito e permite aos cidadãos europeus participarem ativamente no desenvolvimento global. 

O programa DEAR financia cerca de 30 projetos que abrangem os Estados-Membros da UE. Estes projetos contribuem para aumentar a perceção e a participação dos cidadãos na Europa na mudança social, tanto a nível local como internacional. 

As atividades do DEAR também contribuem para o apoio da UE aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável acordados globalmente para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar prosperidade para todos até 2030.

Visita o website do Programa DEAR para ler mais.

COMO É QUE O #CLIMATEOFCHANGE CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO, A EDUCAÇÃO E A SENSIBILIZAÇÃO?

O projeto #ClimateOfChange é um projeto financiado através do programa DEAR, com duração de 40 meses, que pretende sensibilizar e mobilizar os jovens cidadãos da UE quanto às migrações induzidas pelas alterações climáticas. 

O projeto dirige-se a jovens cidadãos da UE (15-35 anos) nos 23 Estados-Membros mais afetados pela migração irregular, bem como a comunidades, autoridades locais, decisores políticos nacionais e da UE.

O projeto vai contribuir para a participação, informação e sensibilização: 

  • Investigação, 4 estudos de caso, um inquérito comparativo em 23 países da UE e um relatório de economia humana.
  • Torneios de debate a nível local, nacional e europeu, envolvendo jovens de escolas secundárias, universidades e centros de juventude.  
  • Uma campanha pan-europeia de comunicação em 23 EM, 
  • Ações de advocacia apelando a um modelo mais sustentável, incluindo medidas de mitigação das alterações climáticas e sistemas de proteção específicos para migrantes climáticos.