Share

IMVF leva Oficina de Bombas de Sementes à Noite Europeia dos Investigadores em Oeiras

No dia 24 de setembro, entre as 16H00 e as 22H00, realiza-se a Noite Europeia dos Investigadores na Marina de Oeiras, inteiramente dedicada à ciência produzida no município.

Noite Europeia dos Investigadores promove um encontro, de acesso gratuito, entre cientistas, investigadores e cidadãos por toda a Europa, com o intuito de desmistificar o trabalho dos cientistas e aproximá-lo do grande público.

O IMVF vai participar neste evento, no âmbito das campanhas #ClimateOfChange e Our Food. Our Future, com uma atividade incluída na programação presencial – uma Oficina de Produção de Bombas de Sementes – uma demonstração prática de como fazer bombas de sementes, durante a qual, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre a necessidade de adotar estilos de vida mais sustentáveis e conversar e partilhar impressões sobre alimentação ética e justa.

A seedbomb ou bomba de sementes é uma técnica ancestral japonesa que promove o cultivo de plantas pelo arremesso de bolas compostas de argila, substrato vegetal e sementes.

Porque a vida nasce nos sítios mais improváveis, estas bombas podem ser arremessadas em terrenos baldios, em parques ou jardins abandonados, nos canteiros que estão despidos e que encontramos um pouco por toda a paisagem urbana ou mesmo serem plantadas no seu jardim.

Noite Europeia dos Investigadores em Oeiras

Em 2021, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB-NOVA), o Município de Oeiras e o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) em parceria com a Oeiras Viva, realizam a primeira edição da Noite Europeia dos Investigadores em Oeiras, que conta com a presença das instituições científicas de Oeiras.

A iniciativa irá decorrer na Marina de Oeiras a 24 de setembro e em outros 21 locais distribuídos por todo o país. O tema da edição de 2021 é o Pacto Ecológico Europeu, dando-se especial importância a áreas como a sustentabilidade, a biodiversidade e a energia limpa, além de outras.

Ao longo do dia, o público da Noite Europeia dos Investigadores de Oeiras poderá participar em várias atividades, num programa dinâmico que oferece atividades para todos os gostos, idades e curiosidades, incluindo jogos, debates, demonstrações, workshops, conversas, visitas náuticas guiadas e muitas outras atividades.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa promovida e financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Skłodowska-Curie. Realiza-se anualmente, desde 2005 por toda a Europa na última sexta-feira de setembro, em mais de 300 cidades e tem como principal objetivo desmistificar a investigação e o trabalho dos cientistas.

 

Esta “Oficina de Produção de Bombas de Sementes” é organizada no âmbito das campanhas #ClimateOfChange e Our Food. Our Future, promovidas em Portugal pelo IMVF e cofinanciadas pela União Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

O projeto #ClimateOfChange procura informar os jovens sobre as consequências do aquecimento global, incluindo sobre a migração, e dar-lhes poder para fazerem campanha e defenderem a mudança.

O projeto Our Food. Our Future procura que os jovens europeus se comprometam com políticas europeias de desenvolvimento que contribuam para a mitigação dos desafios globais das migrações e alterações climáticas e para a produção e consumo sustentáveis de alimentos.

Sabe mais sobre estas campanhas:

#ClimateOfChange  End Climate Change, Start Climate of Change: climateofchange.info/portugal.

#GoEAThical – Our Food. Our Future: https://ourfood-ourfuture.eu/

Mais notícias