Parcerias ativas para a promoção da Cidadania Global: projeto Climate Of Change juntou-se ao 24.º ACANAC

Share

Parcerias ativas para a promoção da Cidadania Global: projeto Climate Of Change juntou-se ao 24.º ACANAC

“Construtores do Amanhã” foi o tema do 24.º ACANAC, que reuniu 18.500 escuteiros de todas as regiões do país em Idanha-a-Nova, assim como representantes escutistas de 24 países.

O ACANAC é uma atividade de referência nacional que junta escuteiros de todo o país, proporcionando-lhes momentos de crescimento pessoal e comunitário, através de workshops, jogos escutistas, missões em campo e nas redondezas, que são oportunidades para os lobitos e escuteiros aprenderem sobre temas como a sustentabilidade, a gestão de recursos, etc.

Parcerias ativas para a promoção da Cidadania Global

Foi num espírito de parceria com uma das maiores associações nacionais, que o IMVF se juntou este ano ao ACANAC, de forma a contribuir ativamente para a sensibilização dos jovens presentes sobre os temas da emergência climática e da alimentação ética e justa.

No âmbito das duas campanhas promovidos em Portugal pelo IMVF, Climate Of Change e Our Food. Our Future, desenvolvemos um conjunto de atividades de educação não formal, que nos permitiram trabalhar os diferentes pilares da educação: aprender a saber; aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver em conjunto. Recorrendo a metodologias participativas foi possível trabalhar as interligações temáticas entre os vários desafios glocais que enfrentamos hoje, sobretudo na luta contra as alterações climáticas e na promoção de uma alimentação mais digna, ética e sustentável. Desafios que necessitam de uma ação comprometida por parte dos jovens.

Reconhecemos o espírito de empenho e compromisso para com o Bem Comum nos jovens escuteiros com quem interagimos na promoção da Cidadania Global, mas também nos dirigentes com quem temos tido a oportunidade de dialogar e de trabalhar.

“Deixar o mundo um pouco melhor do que encontrámos” é uma jornada contínua que reforçamos nesta semana de ação, mas que iremos continuar a trabalhar.

 

Mais notícias