Porquê atuar?

Há anos que enfrentamos numerosas crises provocadas pela ação humana que estão a destruir vidas e meios de subsistência em todo o mundo: desde a emergência climática às injustiças económicas, à migração forçada e à perda de vidas nas nossas fronteiras externas, milhões de pessoas sofrem em resultado de políticas desadequadas e da inação.

Ao analisarmos mais aprofundadamente a ligação entre a emergência climática e a migração forçada, as catástrofes climáticas foram o principal fator de deslocação interna de pessoas durante a última década – obrigando cerca de 20 milhões de pessoas por ano a abandonar as suas casas. 

Atualmente, é três vezes mais provável que as pessoas sejam forçadas a sair das suas casas devido a ciclones, inundações e incêndios florestais do que por conflitos. Especialmente as comunidades mais vulneráveis do Sul Global, que pouco têm feito para causar o problema climático, enfrentam o maior risco de deslocações originadas pelo clima.

Na campanha #ClimateofChange temos uma missão ousada: acreditamos que, neste mundo interligado, a única forma de avançar é enfrentar simultaneamente múltiplas crises e exigir ação para criar um futuro justo e sustentável e uma economia humana.  

Os jovens de todo o mundo elevam a sua voz e tomam medidas para proteger o futuro do planeta, apelando aos governos que combatam as alterações climáticas. Devemos seguir o seu exemplo. 

Mas as alterações climáticas já estão a acontecer, e as comunidades mais vulneráveis suportam o peso dos seus efeitos. As suas vidas estão a ser devastadas e por vezes são forçadas a migrar para sobreviverem, tornando-se migrantes climáticos. 

As suas vozes serão centrais na nossa campanha. O nosso objetivo é realçar a ligação entre migração, alterações climáticas e a necessidade de transformar a nossa economia e mudar a nossa vida quotidiana. A nossa visão é suprir as necessidades e proteger os direitos humanos para todas as pessoas, sem exploração e destruição do ambiente.

A fim de criar uma economia social e ecologicamente justa, iremos sensibilizar, lutar por políticas eficazes que sirvam as pessoas e agir como protagonistas do nosso futuro.

We will leave
no one behind!

Chegou a hora de
um clima de mudança

A nossa campanha apela aos jovens, para serem parte da mudança já em curso, para unirem forças com as numerosas iniciativas em todo o mundo e para inspirarem outras pessoas a agir. 

As autoridades nacionais, europeias e mundiais devem e podem fazer mais para adotar políticas ambiciosas e sustentáveis em matéria de migração e clima. 

Juntos podemos criar um clima de mudança, um mundo justo e sustentável. Junta-te ao movimento!  

 

Join the movement!

O que podes fazer agora!