Share

Webinar: (In)justiça Social e Climática

Não existe margem para dúvidas de que estamos a falhar na luta contra a erradicação da pobreza e na luta contra as alterações climáticas.

As tempestades, as inundações, os incêndios florestais e as secas, as guerras e a violência resultaram em 40,5 milhões de novos deslocamentos internos em 2020, de acordo com o Centro de Monitorização de Deslocamento Interno (IDMC). É o maior número de novos deslocamentos registados em dez anos.

De acordo com os investigadores, o clima extremo irá provocar o deslocamento de cada vez mais pessoas, não só pela violência dos fenómenos climatéricos, mas também pelo seu impacto direto na agricultura, a título de exemplo. Mas os dados revelam também que a narrativa vigente de que alterações climáticas irão desencadear uma migração em massa para os países ricos é uma distração para o facto de a maior parte do deslocamento ser interno. Ou seja, são os países mais pobres e mais vulneráveis às alterações climáticas que registam um maior número de “migrantes climáticos”, o que leva ao desencadear de situações dramáticas a nível humano.

Apesar da na sua configuração atual, o Direito Internacional não contemplar o enquadramento legal dos migrantes climáticos, esta realidade existe e tem crescido. Como cidadãos temos de advogar e reforçar a nosso conhecimento e a nossa ação em torno da justiça social e climática, reforçar o nosso envolvimento na promoção de padrões de estilo de vida sustentáveis e na mudança para um modelo de economia humana sustentável dentro das nossas fronteiras planetárias.

Temos que fazer parte desta mudança, e é em prol da mudança que queremos ver no Mundo, que no âmbito da campanha #ClimateofChange iremos dinamizar o webinar (In)Justiça Social e Climática, com o apoio da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL), no próximo dia 8 de julho, às 14h30, via ZOOM e também com transmissão em direto no Facebook do IMVF.

Carolina Salgueiro Pereira, da Women in Global Health, Diogo Silva, do Climáximo e Pedro Cruz do projeto People and Planet: a Common Destiny vão partilhar com os participantes as suas reflexões e experiências na promoção de um mundo mais justo, inclusivo e sustentável.

Junta-te a nós neste webinar! Inscreve-te AQUI. Contamos com a tua participação!

Mais notícias